PRORROGAÇÃO CAMPANHA VACINAÇÃO POLIOMIELITE

Data de publicação: 30 de setembro de 2022

A Campanha de Multivacinação, que contempla uma dose extra da vacina contra a poliomielite foi prorrogada até 22 de outubro de 2022.  A imunização é gratuita e está disponível para crianças de 1 a 4 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é de conseguir imunizar 95% deste que é considerado o público-alvo.

A imunização é a única forma de prevenção da paralisia infantil, esta que é uma doença contagiosa causada por um vírus que infecta crianças e adultos. A paralisia pode causar imobilidade ou enfraquecimentos dos membros (braços, pernas ou ambos) e, em alguns casos, levando a sequelas graves. A vacinação erradicou a doença no Brasil e o último caso registrado foi em 1989.

No entanto, a queda na cobertura vacinal nos últimos anos preocupa as autoridades de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um dos dez países do mundo com risco de retorno da doença.

Em Barra Funda, o índice de vacinação atingiu meta de 95% do público alvo, definida pelo Ministério da Saúde. Lembramos aos pais e responsáveis que ainda não trouxeram seus filhos que a vacina continua disponível nas segundas, quartas e sextas na UBS.