MUNICÍPIO DE BARRA FUNDA RECEBE A ASSESSORIA DO CECANE - UFRGS

Data de publicação: 22 de setembro de 2022

A fim de auxiliar na implementação das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e na consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no ambiente escolar a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constituiu, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE/MEC, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/UFRGS).

Uma das ações do CECANE UFRGS é a realização das ações de monitoramento e assessoria técnica aos municípios do RS, visando contribuir para o aprimoramento da operacionalização do PNAE. A metodologia proposta para a assessoria consiste em envio de documentos pelo município ao CECANE e reuniões presenciais. Em 2022, o Município de Barra Funda está recebendo a Assessoria.

Entre os dias 12 a 14 de setembro, aconteceram vários encontros com representantes: da Gestão Municipal, do CAE, da Secretaria de Educação, dos Setores de Compras, Administrativo e Financeiro do município, Nutricionista, Agricultura Familiar e Emater. Foram realizadas visitas às escolas do município com o objetivo de observar as condições da execução do PNAE nestes ambientes.

No dia 15 de setembro foi realizado um encontro de formação sobre as legislações do programa com atores envolvidos no PNAE dos seguintes municípios: Barra Funda, Nova Boa Vista, Chapada, Novo Xingu e Engenho Velho.

A Assessoria do CECANE é suma importância, pois diagnosticou a atual situação do PNAE no Município, apresentou e desenvolveu soluções nos mais diversos campos do mesmo. A Secretaria de Educação avaliou como positivo a Assessoria, pois a mesma apresentou possibilidades de aprimoramento da execução e oferta da Alimentação Escolar.