Espetáculo A Bolha

Data de publicação: 26 de maio de 2022

Como é sabido, o Projeto Chama da Cultura ocorre há muitos anos no Município de Barra Funda, e é um evento cultural cujos espetáculos reúnem mais de 20.000 pessoas, durante cinco dias de apresentação. Diversas Escolas dos Municípios da Região deslocam-se até Barra Funda para que seus alunos possam assistir os vibrantes espetáculos realizados pelos artistas locais.

Além de ofertar acesso à cultura, o Projeto também é responsável pela formação psicossocial de todas as crianças e jovens participantes, impactando positivamente na vida dos mesmos, afastando-os das drogas e da violência, possibilitando a oportunidade de crescimento pessoal e preparando-os para o futuro. Ou seja, a cultura ativa na comunidade é sinônimo de promoção social, contribui para a formação do cidadão, bem como, na saúde, educação, bem-estar, entre outros fatores importantes para uma sociedade.

O Projeto tem importante papel na comunidade barrafundense, englobando a participação de grande parte das famílias do Município. Ao longo do ano, a comunidade se envolve com o Projeto, participando da organização e execução do espetáculo. Portanto, vai além do seu papel cultural, apenas como expressão artística, ele modifica a forma de viver da nossa população, oferecendo maior qualidade de vida aos munícipes.

No entanto, nos últimos dois anos, 2020 e 2021, devido a Pandemia Mundial decorrente do Covid-19, não foi realizado o espetáculo, visando a adoção das medidas de distanciamento social, conforme orientações da OMS, objetivando resguardar e proteger a saúde de toda a população.

No ano de 2022 teremos a oportunidade de retomar os espetáculos, devido à importância cultural e social que tem para toda a população barrafundense, onde serão mantidos todos os protocolos de saúde para garantir a segurança de todos.