Vacinação contra a raiva para cães e gatos foi realizada em Barra Funda

Data de publicação: 6 de dezembro de 2021

A ação foi realizada em parceria com o CESURG.

No dia 04 de dezembro foi realizada vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação foi promovida pela administração por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Centro Superior Rio-grandense, CESURG / Sarandi.

A Campanha foi em frente à prefeitura durante o turno da manhã e tarde de sábado. Ao todo foram vacinados e disponibilizado aproximadamente 300 doses de vacinas para cães e gatos.  O valor pago da vacina por animal foi de R$ 5,00.

Segundo o Ministério da Saúde a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

A administração agradece a participação efetiva da comunidade e informa aos interessados que não conseguiram comparecer no sábado que ainda tem doses disponíveis para serem levadas e aplicadas em casa no animal de estimação. Os interessados precisam comparecer na Secretaria de Agricultura fazer a retirada. Destaca que é importante que levem a caixa de isopor para preservação da dose.