Vacinação contra a raiva para cães e gatos

Data de publicação: 23 de novembro de 2021

A Campanha de Vacinação Antirrábica visa garantir a saúde e a proteção dos animais e também das pessoas.

No dia (04) de dezembro será realizado a vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação está sendo promovida pela administração por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Centro Superior Rio-grandense, CESURG / Sarandi.

A ação será realizada em frente à prefeitura, das 8h até às 12h e no turno da tarde das 13h30min até as 17h. O valor por animal será de R$5,00 e quem preferir pode retirar o imunizante e fazer a aplicação no bichinho em casa, porém para isso é necessário levar caixa de isopor e gelo para conservar a vacina.

Segundo o Ministério da Saúde a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.