Viagem de estudos com alunos do 6º ano das Escolas Barra Funda e Zandoná

Publicado em: 10/05/2018 09:15

Viagem de estudos com alunos do 6º ano das Escolas Barra Funda e Zandoná

No dia 04 de maio os alunos do 6º ano das Escolas Barra Funda e Zandoná estiveram realizando uma viagem de estudos no município de Ametista do Sul. Na oportunidade visitaram vários locais como a Igreja São Gabriel, sendo que a mesma é revestida com pedras preciosas ametista, bem como boa parte de objetos e móveis que nela existem. “Uma beleza indescritível “. Um dos locais que mais agradou os alunos foi a pirâmide de pedras, à qual também é revestida com pedras e que transmite calma, proporciona relaxamento e renovação de energias aos visitantes. Nesta manhã também realizaram um passeio de trenzinho conhecendo sobre a história do município e a origem do garimpo.

Durante a tarde visitaram um garimpo em atividade, onde são extraídas pedras ametistas, que são exportadas para todo o mundo especialmente para os Estados Unidos e China. Na ocasião conhecemos o interior dela, acompanhados por um garimpeiro, que explicou todo o processo de extração das pedras até o momento de comercialização, bem como quais os meios de proteção para o trabalhador do garimpo, haja visto que é um trabalho com muitos riscos e exige conhecimento e proteção. O final da visita à Mina foi momento muito aguardado por todos, pois alguns alunos realizaram a ativação da explosão das pedras, oportunizando a todos ver de perto, porém de forma segura, este processo.

Para finalizar o dia de conhecimento visitaram uma mina desativada, onde conserva toda a história da exploração das pedras, iniciada a mais de 50 anos. Em seguida tiveram a oportunidade de conhecer um belíssimo Museu de Pedras com grande quantidade de pedras diferentes e de vários países e estados. Neste local também está exposta a maior e mais valiosa pedra ametista já encontrada até hoje, pesando mais de 2 mil quilos.

Alguns alunos comentaram sobre o passeio:

“Foi um dia muito esperado por todos nós e valeu muito pois podemos aprender de forma divertida”. Aluna V.

“Gostei da pirâmide, especialmente depois do nosso piquenique podemos ir lá e relaxar naquelas pedras. ” Aluno J.

“Legal, interessante que a gente nunca imagina como eram as coisas, o trabalho, o equipamento e as coisas. ” Aluna A.

“Achei interessante, pensava que pra abrir um túnel demorava pouco tempo, mas para abrir um pequeno túnel eles levaram mais de 6 anos. ” Aluna M.

“Eles falaram que daqui a 40, 60 anos terá uma cidade subterrânea. “Eu quero morar na cidade subterrânea. ” Aluno M.

“Interessante saber que as rochas ametistas são formadas por bolhas do magma” Aluno LF.

“Estava ansioso para ver a explosão foi incrível ver bem pertinho. Muito legal. ” Aluno A.