Eleição do Conselho Tutelar acontece neste domingo (06)

Publicado em: 03/10/2019 08:33

Eleição do Conselho Tutelar acontece neste domingo (06)

A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reforçam que neste domingo (06 de outubro) acontece a Eleição do Conselho Tutelar de Barra Funda. A votação acontece das 8h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra Funda.

Neste ano, 10 candidatos concorrem as 5 vagas de Conselheiro Tutelar, que deverão ser escolhidos pela população local para mandato de 4 anos.

A Comissão Eleitoral informa que todos os Eleitores em dia com a Justiça Eleitoral até julho de 2019, podem votar. Sendo que os eleitores devem apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

A pessoa que for comparecer na votação deve observar os seguintes requisitos:

• Poderão votar todos os cidadãos maiores de dezesseis anos inscritos como eleitores no município;
  • Cada eleitor deverá votar em apenas 01 candidato.

A divulgação do resultado oficial da votação será publicada após a apuração dos votos. A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2020.

Lembrando que o voto não é obrigatório, porém, o cidadão protege a sociedade ao pesquisar, escolher e votar no candidato mais preparado para assumir as atribuições e que venha trabalhar pelo respeito aos direitos da criança e do adolescente definidos por Lei.

O que faz um Conselheiro Tutelar?

É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, determinando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.

É imprescindível que o conselheiro tutelar seja capaz de manter diálogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para a função de conselheiro tutelar sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.

Veja a lista de candidatos:

Sem título.png