Administração Municipal apoia as causas do Dezembro Laranja e Vermelho

Publicado em: 27/12/2019 11:00

Administração Municipal apoia as causas do Dezembro Laranja e Vermelho

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, apoia as causas do Dezembro Laranja – Mês de Prevenção ao Câncer de Pele e do Dezembro Vermelho – Mês da Conscientização e Combate ao HIV, AIDS e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Em relação ao Dezembro Laranja, além de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de pele desde a infância, a iniciativa tem como objetivo alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, o que aumenta as chances de cura, na grande maioria dos casos.

Os principais sintomas do câncer de pele são:

1- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;

2- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;

3- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas.

Já o Dezembro Vermelho, tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais matam no mundo. Com o principal intuito de informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.

Nossa Unidade de Saúde conta com a oferta de testagem rápida de HIV e Sífilis, além da distribuição de preservativos masculinos. O teste é gratuito, seguro, sigiloso e rápido.

Portando, pedimos que a população caso perceba qualquer sintoma ou sinal, procure o Posto de Saúde o mais rapidamente para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.