SEMANA FARROUPILHA EM BARRA FUNDA

Data de publicação: 28 de setembro de 2022

Comemorar a Semana Farroupilha é comemorar a história de um povo que tem identidade, cultura e tradição, é reviver e rememorar os caminhos e processos que definiram nosso território e nossas características.

Especialmente no dia 20 de setembro comemora-se o Dia do Gaúcho, sendo feriado no estado do Rio Grande do Sul desde 1196 quando esta data foi oficializada. Neste dia em especial o povo Riograndense relembra a sua história, os acontecimentos da Revolução Farroupilha. A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. Nesse movimento revolucionário, que tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade, e durou cerca de dez anos, sendo a mais longa revolução do Brasil, mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos.

Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras,  o tema dos Festejos Farroupilhas de 2022. O patrono escolhido foi o cantor, compositor, gaiteiro e violinista Adair de Freitas e a música "Num Só Lugar", do grupo Alma Gaudéria, a canção-tema, música que fala sobre a pluralidade de etnias do Rio Grande do Sul, seguindo o tema das comemorações deste ano.

Foram várias as atividades realizadas:

Jantar Dançante do PTG Rincão Gaúcho no Carijo, Noite Gauchesca no Centro de Eventos com Acendimento da Chama, Homenagem a Sandriele Selli, Apresentação das Escolas do Município e das Invernadas do CTG Reponte da Tradição com animação do conjunto Instrumental de Galpão, Mateada e Apresentações de Artistas Local, Atividades no CTG Reponte da Tradição e no PTG Rincão Gaúcho, Desfile Farroupilha, Final da Copa Rádio Sarandi no Campo do Juventude e Bodocaço Raiz no Campo do Juventude.

No dia 20 de setembro ocorreu o Desfile Farroupilha em Barra Funda, iniciando em frente ao Posto do Grossi percorrendo a Avenida 24 de Março em frente á Prefeitura. Várias entidades participaram do desfile mostrando seu amor pela cultura e valorização das tradições gaúcha. Culminou com o hasteamento das Bandeiras, o Hino do Rio Grande do Sul tocado pelo gaiteiro Antônio Buqui Fortes e fala do Patratilde; o do PTG Rincão Gaúcho Nei Cazzonato, da Patroa do CTG Reponte da Tradição Sheila Milani e do Prefeito Municipal Marcos André Piaia.