SME promove Formação para Professores

Publicado em: 07/08/2018 09:56

SME promove Formação para Professores

formação continuada deprofessoresé o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.

Nesta perspectiva, no dia 17 de julho a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, através de uma parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul, promoveu um encontro de formação continuada para os professores do município. O encontro faz parte do Programa de Formação Continuada "Nos Caminhos da Práxis", mediado por professores da UFFS, e se fundamenta num movimento dialético, que promove o processo formativo com base na reflexão-ação da prática pedagógica.

A equipe da universidade, composta pelos professores Jeronimo Sartori, Consuelo Piaia, Solange Von Oncay, Flávia de Souza e as estudantes de pedagogia Milena e Giovanna, proporcionou diálogo e reflexão envolvendo a Base Nacional Curricular Comum, Fundamentos  Freirianos do Tema Gerador e diretrizes para o planejamento e replanejamento da proposta pedagógica das escolas. Aos professores da EMEI Raio de Sol, foi propiciado oficinas para pensar e repensar o tempo e espaços pedagógicos na educação infantil.

A parceria entre o município e a universidade prevê a realização de várias oficinas pedagógicas ao longo do ano, contribuindo para aprimoramento da qualidade do ensino ofertado pelas escolas, uma vez que os professores são os principais agentes responsáveis pela construção de uma educação cidadã e emancipatória.