Prefeitos alinham pacto para utilizar o SAMU de forma conjunta

Publicado em: 09/10/2017 10:13

Prefeitos alinham pacto para utilizar o SAMU de forma conjunta

Na manhã da última sexta-feira, dia 06 de outubro, o prefeito de Barra Funda, Marcos André Piaia, o Prefeito de Nova Boa Vista, Daniel Thalhaimer e o colaborador da SMS de Barra Funda, André Signor, procuraram o Prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo e o secretário de saúde do município, Gilmar Picolli, a fim de tratar de um assunto importantíssimo no que tange a saúde pública dos três municípios.

Na reunião, os líderes de Barra Funda e Nova Boa Vista relataram de suas preocupações relacionadas no atendimento de eventuais sinistros e acidentes que ocorrem na ERS 569 (Barra Funda) e na BRS 9195 (Nova Boa Vista). Marcos e Daniel relataram que atualmente, quando ocorrem acidentes nos locais, as ambulâncias dos municípios estão suprindo a necessidade de atendimento, mas quando há mais de uma vítima ferida, o atendimento fica de veras difícil, uma vez que nem Barra Funda, nem Nova Boa Vista, possuem o serviço do SAMU.

No sentido de se precaver e qualificar possíveis atendimentos para vítimas de acidentes nas vias supracitadas, propuseram uma parceria na utilização da SAMU entre Barra Funda, Nova Boa Vista e Sarandi. Na proposta, o SAMU, com base em Sarandi, diante da necessidade de atendimento, deslocar-se-ia para os municípios para prestar socorro às vítimas.

Cabe salientar que atualmente o SAMU de Sarandi está apta apenas para atender necessidades do município, não estando Barra Funda e Nova Boa Vista, pactuadas com o Estado para receber os serviços.

Diante do pedido feito pelos prefeitos, o líder do Executivo Sarandiense, juntamente com o secretário Picolli, comprometeu-se em elaborar uma solicitação para o Governo do Estado, pleiteando o compartilhamento dos serviços da SAMU também para Barra Funda e Nova Boa Vista, mesmo que, só em episódios de acidentes nas vias intermunicipais. O prefeito de Sarandi fala da “ grande parceria com o prefeito Marcos e o prefeito Daniel, pois sempre que Sarandi necessita, ambos ajudam em diversas situações ligadas a saúde pública. Portanto o município de Sarandi fará a sua parte para atender esse pedido, que certamente irá dinamizar e qualificar o atendimento de vítimas de acidentes”.

Fonte: P.M.Sarandi - Joel De Brito