Município participa do 25º Fórum da Cultura em Porto Alegre

Publicado em: 10/07/2018 10:14

Município participa do 25º Fórum da Cultura em Porto Alegre

Nos dias 04 e 05 de julho, aconteceu o 25º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/Famurs), órgão representativo dos dirigentes municipais de cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento aconteceu em Porto Alegre e reuniu mais de 150 gestores municipais e teve como objetivo articular e debater propostas, a fim de construir alternativas para gestão das políticas públicas de cultura, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais dos cidadãos.

O evento reuniu prefeitos, secretários, dirigentes municipais de cultura, conselheiros estaduais e municipais de cultura, artistas, produtores, entidades, instituições e movimentos culturais.

Durante a abertura do evento, a presidente do Codic, Joyce Aline dos Reis, representando o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, frisou a importância do Fórum, e de se debater a Cultura no Estado. “O nosso objetivo é fortalecer a gestação pública e estimular a elaboração e implementação de políticas públicas de Cultura que promovam a cultura local, que valorizem a diversidade e que garantam os direitos culturais dos cidadãos brasileiros”, concluiu Joyce.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual da Cultura, Marco Aurélio Alves, é preciso pensar em cultura de uma forma inovadora. O vice-presidente do Codic, Evandro Soares, durante sua explanação, agradeceu a presença de todos, e falou da importância de se continuar discutindo políticas públicas de Cultura.

Já o secretário adjunto de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e lazer, André Krysczun, agradeceu a oportunidade de participar de um evento que valoriza a cultura no seu Estado.

Durante o fórum foram debatidas ainda propostas, buscando alternativas para gestão das políticas públicas de cultura, que valorizem a diversidade e garantam os direitos culturais dos cidadãos. Os temas em pauta foram “Economia da Cultura e suas perspectivas” e “A importância do patrimônio histórico no RS”.

Segundo o Prefeito Municipal, Marcos André Piaia, a participação do município nestes eventos é de extrema importância, uma vez que a administração municipal está em constante busca de aperfeiçoamento, informações e aprendizado, principalmente na área da cultura, e destaca os projetos realizados nos últimos anos, em especial o próximo Espetáculo “Oxênti” que acontecerá de 14 a 18 de agosto.

Fonte: FAMURS