Escola Barra Funda realiza a 9ª Mostra do Conhecimento

Publicado em: 04/07/2018 08:23

Escola Barra Funda realiza a 9ª Mostra do Conhecimento

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Com este pensamento de Nelson Mandela, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra Funda, realizou no dia 29 de junho, a 9ª Mostra do Conhecimento, apresentando para a Comunidade Escolar 20 projetos de pesquisa realizados pelos alunos do 1º ao 9º ano, enfocando diversos temas da nossa realidade.

A Mostra do Conhecimento é uma atividade que contempla o trabalho coletivo da Escola, tendo como objetivo uma educação que prima pela construção e reconstrução do conhecimento através da pesquisa.

Durante os meses que antecederam a Mostra, refletiu-se sobre a não violência, buscando uma cultura de paz. A proposta da cultura de paz busca alternativas e soluções para questões que afligem a humanidade como um todo, não se detém só na questão da violência, mas na paz como um estado social de dignidade onde tudo possa ser preservado e respeitado.

Em vista disso, a atividade artística de abertura da 9ª Mostra do Conhecimento reportou-se a este tema, que nos ajuda a refletir sobre situações cotidianas de violência, nos levando a pensar que para construir uma sociedade mais humana, é fundamental, que cada um comece por si mesmo e faça sua parte, primando pelo respeito.

Os temas abordados nos projetos desenvolvidos pelos alunos, são questões vivenciadas no dia a dia e possuem grande relevância social. São temas que despertaram o interesse e a curiosidade dos alunos, levando-os a realizar um aprofundamento teórico através da pesquisa, efetivando assim a construção de novos conhecimentos.

3º ano - Alimente-se saudável+mente - sal + saúde II.jpg2º ano - Os olhos veem e a gula pede.jpg2º ano - Os olhos veem e a gula pede II.jpg1º ano - Dente Mole.jpg1º ano - Dente Mole II.jpgAbertura e apresentação  (4).jpgAbertura e apresentação  (3).jpgAbertura e apresentação  (2).jpgAbertura e apresentação  (1).jpg9º ano - Você está preparado para ter um filho autista.jpg9º ano - Pedofilia O pesadelo da infância.jpg9º ano - Inteligência artificial Não é o futuro, é o presente.jpg9º ano - Estudando o passado para entender o presente.jpg8º ano - Seu cerebro vale por 8.jpg8º ano - Raios, relâmpagos e trovões quais são seus problemas.jpg8º ano - Nazismo a busca pela raça superior.jpg8º ano - Chernobyl - Sinta a radiação.jpg7º ano - Soja É o grão do momento.jpg7º ano - Mamona De assassina à salvadora sagrada.jpg7º ano - Filmes de terror Mocinho ou vilão.jpg7º ano - É o meu rio grande do sul, céu, sol, sul.jpg6º ano - Existe mesmo cerveja sem álcool.jpg6º ano - Citrino e ametista Semelhantes ou diferentes.jpg6º ano - Benefícios da energia eólica para o meio ambiente.jpg5º ano - Do campo à mesa processos de transformação do leite.jpg5º ano - Do campo à mesa processos de transformação do leite II.jpg4º ano - Pedalando contra o sedentarismo.jpg4º ano - Pedalando contra o sedentarismo II.jpg3º ano - Alimente-se saudável+mente - sal + saúde.jpg

1º ANO -         TÍTULO:  “DENTE MOLE”

PROFESSORA: Sabrina Caroline Bassani

2º ANO-          TÍTULO:  “OS OLHOS VEEM E A GULA PEDE”

PROFESSORA: Aline Gentilini

3º ANO           TÍTULO:   “ALIMENTE-SE SAUDÁVEL+MENTE: - SAL + SAÚDE”

PROFESSORA: Jocélia dos Santos

4º ANO           TÍTULO:     “PEDALANDO CONTRA O SEDENTARISMO!”

PROFESSORA: Catia Regina Kaspary

5º ANO           TÍTULO:      DO CAMPO À MESA: PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DO LEITE”

PROFESSORA:  Clesiane Aparecida Nunes

6º ANO

Título:  BENEFÍCIOS DA ENERGIA EÓLICA PARA O MEIO AMBIENTE

Professores Orientadores: DANIELA DE ROCCO E LISIANE COLETT

Título:  CITRINO E AMETISTA: SEMELHANTES OU DIFERENTES?

Professores Orientadores: DANIELA DE ROCCO E LISIANE COLETT

Título:       EXISTE MESMO CERVEJA SEM ÁLCOOL?

7º ANO

Professor Orientador: ISAURA K. BARBIAN

Título:     FILMES DE TERROR: MOCINHO OU VILÃO?

Professor Orientador: ISAURA K. BARBIAN

Título:      É O MEU RIO GRANDE DO SUL, CÉU, SOL, SUL!

Professor Orientador: ROSECLEI NEUHAUS

Título:      SOJA: É O GRÃO DO MOMENTO?

Professor Orientador: ROSECLEI NEUHAUS

Título:      MAMONA: DE ASSASSINA À SALVADORA SAGRADA

8º ANO

Professor Orientador: MARCELI Z. SCHUTZ

Título:      NAZISMO: A BUSCA PELA RAÇA SUPERIOR

Professor Orientador: MARCELI Z. SCHUTZ

Título:      RAIOS, RELÂMPAGOS E TROVÕES: QUAIS SÃO SEUS PROBLEMAS?

Professor Orientador: VIVIANE NARDINI

Título:     SEU CEREBRO VALE POR 8 !

Professor Orientador: VIVIANE NARDINI

Título: CHERNOBYL: SINTA A RADIAÇÃO!

9º ANO

Professor Orientador: HYAGO M. OCHÔA

Título:           INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NÃO É O FUTURO, É O PRESENTE!

Professor Orientador: HYAGO M. OCHÔA

Título:              PEDOFILIA: O PESADELO DA INFÂNCIA!

Professor Orientador: LIDIANE PERONDI POLETTI

Título:          ESTUDANDO O PASSADO PARA ENTENDER O PRESENTE!

Professor Orientador: LIDIANE PERONDI POLETTI

Título:         VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA TER UM FILHO AUTISTA?