Em nossa cultura tem muito do índio

Publicado em: 11/05/2018 08:15

Em nossa cultura tem muito do índio

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Barra Funda, orientados pela professora Cátia R. Kaspary, desenvolveram um estudo referente a cultura indígena. Iniciou-se com leituras, pesquisas em livros, na internet e filme. A turma foi dividida em 4 grupos com as seguintes temáticas: Como viviam e como vivem os índios no Brasil? Como e com o que as crianças indígenas brincam? Como as crianças indígenas aprendem? E por último sobre a alimentação.

Cada grupo foi responsável pela construção da escrita e de sua fala para a socialização do estudo, que além de materiais de uso do cotidiano dos índios, trouxeram também brinquedos como: bilboquê, perna-de-pau, peteca, arco e flechas. Para a culinária disponibilizaram produtos como mandioca, pipoca, banana, batata doce, temperos e frutas mostrando o legado deixado pelos indígenas na nossa alimentação. Chocalhos feitos de porongo com sementes, apito para pássaros, cestos artesanais também foram expostos em sala de aula.

O trabalho foi elaborado com o intuito de provocar a reflexão sobre a importância do respeito à cultura indígena, bem como a necessidade da preservação dessa cultura.

A socialização do tema abordado ocorreu com os alunos e professores do turno da tarde na escola.