Dia do Desafio é realizado no município

Publicado em: 02/07/2018 08:41

Dia do Desafio é realizado no município

O dia do Desafio – Você se mexe e o mundo mexe junto, é uma iniciativa promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra Funda e apoio da Secretaria de Educação.

Neste ano a edição foi realizada na última quarta-feira, 27 de junho e movimentou o município, a campanha é um incentivo à prática regular de atividade física e esporte.

A data propôs que as pessoas interrompessem suas atividades rotineiras e praticassem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ideia é que quem já tem por hábito se mexer, influenciasse e estimulasse seus amigos e sua família a desafiar a lhe acompanhar.

Participaram do dia do desafio, funcionários da prefeitura, equipe do Posto de Saúde, Secretaria de Agricultura e EMATER/ASCAR, Secretaria de Obras e também alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra Funda, EMEI Raio de Sol e Escola Estadual Antônio João Zandoná, entre outras entidades do município.

Para o Prefeito Marcos, o sucesso do Dia do Desafio é de responsabilidade de todos os participantes e parceiros, que se comprometem ativamente a realizar ações para sensibilização da prática regular de atividades físicas e da melhoria qualidade de vida das pessoas.

História do Dia do Desafio

Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade Canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que, às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – e conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association e da UNESCO.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Fonte: SESC

Escola Zandoná  (4).jpgEscola Barra Funda  (2).jpgEmater e Secretaria de Agricultura.jpgSecretaria de Saúde.jpgSecretaria de Obras.jpgPrefeitura Municipal.jpg