Dezembro Vermelho: Administração Municipal realiza ações de combate ao HIV/AIDS outras IST

Publicado em: 04/12/2018 09:57

O Dezembro vermelho, é o mês voltado à prevenção ao HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2017, divulgado pelo Ministério da Saúde, de 1980 a junho de 2017, já foram identificados 882.810 casos de Aids no Brasil. O boletim ainda apontou que, o país tem registrado, anualmente, uma média de 40 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos.

O Rio Grande do Sul ocupa o 2° lugar no ranking dos estados brasileiro, com 31,8 casos de HIV/AIDS para cada 100.000 habitantes. A taxa de detecção de HIV em gestantes no RS em 2016 foi de 8,8 casos para cada 1.000 nascidos vivos, ocupando ainda o 1º lugar no ranking dos estados.

HIV/AIDS tem tratamento, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor a expectativa de vida do paciente.

PREVENÇÃO DO HIV/AIDS: uso de preservativos masculinos e femininos; uso de gel lubrificante; prevenção da transmissão vertical (da mãe para o feto durante a gestação e/ou amamentação).

Diante disso, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, estará intensificando a oferta de testagem rápida de HIV e Sífilis, além da distribuição de preservativos masculinos. O teste é gratuito, seguro, sigiloso e rápido.

Aos interessados basta procurar a Unidade de Saúde e realizar os exames. Faça o teste rápido! A proteção é a melhor medida de prevenção!