Barra Funda recebeu mais de 15 mil pessoas no Espetáculo Expresso Literário

Publicado em: 24/08/2017 09:47

Barra Funda recebeu mais de 15 mil pessoas no Espetáculo Expresso Literário

Dos dias 16 a 19 de agosto, Barra Funda superou as expectativas e recebeu mais de 15 mil pessoas na 7ª edição do Projeto “Chama da Cultura”, neste ano com o espetáculo Expresso Literário, que abordou a importância da leitura na construção do imaginário infantil.

No primeiro dia de apresentações, o Prefeito Municipal Marcos André Piaia, acompanhado da Primeira Dama Andrize Gelain acenderam a chama da cultura, que simboliza o amor pela arte e os benefícios que ela traz a nossas crianças e jovens, chama que representa o nosso compromisso com um olhar mais apurado para o ser humano, tendo o poder de transformar a vida das pessoas e consequentemente a nossa sociedade em um lugar melhor para se viver.

O público pôde se encantar com a história de uma menina chamada Katica, que por ser cega, sentia o mundo de outra forma. Ela vivia em um orfanato, limitada ao espaço interno. Porém ela era apaixonada por livros e histórias. Em uma dessas viagens literárias, sua imaginação a levou a outra dimensão, onde o expresso literário, guiado por uma maquinista maluca e movido à energia das crianças, proporcionou momentos incríveis com as histórias que aconteceram ao vivo.

Em sua imaginação, Katica enxergava. Cada livro que ela abria, fortes emoções tomavam conta do ambiente, com clássicos da literatura, como “O Pequeno Príncipe”, “Peter Pan”, “A branca de neve e os sete anões”, livros de poesias de Mário Quintana, e outras belas histórias que mexem com a imaginação, representados por teatro, músicas, danças, artes circenses, encantamento, fantasias, emoções e literatura. Tudo isso em um grande espetáculo de som e luz.

O Expresso Literário veio com o intuito de trazer para as crianças de hoje a vontade de ler, como se tinha nas gerações passadas, em que cresciam com criatividade e imaginação. Hoje notamos que as pessoas de modo geral, estão atreladas à tecnologia, que também é importante, mas levar a mensagem, para que não deixem de lado a forma mais convencional de leitura, de pegar o livro e sentir o papel na mão.

O objetivo da história, foi de incentivar as crianças a deixar a tecnologia um pouco de lado e poderem ler para aguçar a criatividade.

O município conta com o grupo artístico Barra Funda, formado por mais de 100 crianças e adolescentes, que participam no turno inverso da escola, de oficinas de música, teatro, dança e artes circenses, além de trabalhos manuais entre outras atividades que são proporcionadas a elas. Uma iniciativa aos nossos jovens barrafundenses, na colaboração de sua formação.

É hora de agradecer!

A administração municipal agradece a todas as pessoas que vieram prestigiar os quatro dias de apresentações, a todos os funcionários municipais, a todos os voluntários, aos apoiadores, aos pais, e todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização deste magnifico evento.

Um agradecimento especial a todos os integrantes do grupo artístico municipal que não mediram esforços para que o espetáculo expresso literário fosse um sucesso, pois foram intensos meses de trabalho e dedicação demonstrando uma imensa força de vontade de todos os envolvidos na expansão da cultura em nosso município.

Parabéns aos nossos artistas, muito obrigado, vocês são as estrelas, o brilho e o futuro do nosso município.